Barramentos & Vertedouros
Regularização de Barramentos
É muito comum encontrarmos lagos artificiais em sítios e fazendas onde serão implantados loteamentos ou condomínios. São lagos criados através da construção de barragens em terra em pequenos córregos ou ao redor de nascentes. O histórico desses barramentos são diversos, apenas com a finalidade de embelezamento da área, mas pode ter sido utilizado para finalidades comerciais, como criação de peixes, geração de energia etc.
O grande problema, é que o poder público não se faz muito presente em áreas rurais, de forma que a maioria desses barramentos foram construídos sem cálculos de estabilidade, sem dimensionamento do vertedouro (local por onde escoa o excesso das águas das chuvas), sem um canal de escoamento estável etc.
Paralelamente à esta situação, o rompimento de uma barragem é um acidente grave, que coloca em risco vidas humanas, pois a enxurrada da água que escoa de um barramento rompido vai "lavando" tudo que encontra em seu caminho: sítios, casas, pessoas... O exemplo mais recente que temos foi o rompimento da barragem de Brumadinho em 2019, com centenas de mortos. Tratava-se de um barramento extremamente elevado, represando mais de 12 milhões de metros cúbicos.
Sítios e fazendas na região sudeste estão se urbanizando paulatinamenta com a implantação de loteamentos e condomínios, e encontramos lagos artificiais com volume entre 5 a 50 mil metros cúbicos, muito menor que a barragem de Brumadinho, mas suficiente para criar grandes estragos e colocar vidas humanas em risco no caso de um rompimento.
Diante dessa situação, o GRAPROHAB exige a regularização e outorga de barramentos existentes junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), com o objetivo principal de garantir a segurança estrutural e hídrica do barramento. É necessário verificar a geometria do barramento, grau de compactação da terra da barragem, análise da bacia de contribuição das chuvas na região através de mapas topográficos e dimensionamento do vertedouro para chuvas de grande intensidade, com período de recorrência de 100 anos! Ou seja, chuvas de grande intensidade que estatisticamente ocorrem a cada 100 anos.
Se o excedente das chuvas não escoar pela canalização ou vertedouro, irá transbordar por cima do barramento, com grande probabilidade de romper a barragem. Por isso, o dimensionamento exige cálculos diversos e análise criteriosa do local.
Targets tem larga experiência no dimensionamento, projeto e execução de barramentos de pequeno porte, dimensionamento de vertedouros e aprovações nos orgão competentes.