Atendendo à Exigências Legais
Desassoreamento & Proteção de Borda
Chuvas de grande intensidade acabam carreando aos córregos e lagos detritos diversos, como folhas mortas, galhos e terra; de forma que ao longo de décadas, o leito de corpos d'água (fundo) vai ficando acumulando esses materiais, deixoando-o "raso". Esse processo é denominado de assoreamento, podem restringir o escoamento das águas em córregos ou secar por completo lagos naturais e artificiais.
É muito comum encontrarmos lagos artificiais em sítios e fazendas, criados através da construção de barramentos em córregos. Esses lagos também estão sujeitos à assoreamento, e necessitam de atenção especial, pois muitas vezes o barramento foi construído de forma artesanal, sem atender os parâmetros de segurança necessários.
A execução de obras de terraplenagem sem planejamento e sem critérios técnicos, também dá causa à assoreamento de corpos d'água. Vegetação rasteira e arbustos constituem uma proteção muito eficiente contra a erosão do terreno, mas após a raspagem da área (início dos serviços de terraplenagem), o terreno fica com a terra exposta, de forma que chuvas de leve intensidade passam a levar grande quantidade de lama aos corpos d'água, assoreando o leito.
Diante dessas considerações, a CETESB tem exigido em empreendimentos de grande porte no Estado de São Paulo, a execução de projetos para proteção dos corpos d'água, que inclui desassoreamento de lagos e córregos e proteção da borda para se evitar desmoronamento, normalmente feito com pedra de mão.
A Targets tem larga experiência no desenvolvimento de projetos na área ambiental, assim como na execução de obras de desassoreamento e proteção de borda.