Qualidade & Resistência
Piso Industrial
Trata-se um item importante em obras industriais, considerando as elevadas cargas a que estarão submetidos: equipamentos, estoque produtos, tráfego de empilhadeiras, vibrações etc.
O projeto e a execução requer atenção à inúmeros detalhes construtivos para garantir que o piso tenha longa durabilidade, não apresentem trincas e deslocamento entre as placas.
O dimensionamento requer dados de resistência do solo e dados do layout da fábrica, considerando fatores referente ao uso:
▪ Características do material a ser estocado ▪ Se haverá carga distribuída (depósito de sacaria, por exemplo) ▪ Se haverá carga pontual (pés de estantes industriais, por exemplo) ▪ Se o local irá abrigar máquinas que produzem vibrações ▪ Temperatura dos processos industriais ▪ Se serão manuseados produtos químicos como ácidos e cloretos, que agridem o concreto armado ▪ Que tipo de veículo irá circular pelo local ▪ Especificar a carga nominal de empilhadeirasO assunto é relativamente complexo que se tornou uma área de estudos da engenharia civil. A execução do piso requer o desenvolvimento de projetos próprios, com a definição do tamanho das placas, espessura do piso, detalhamentos das armaduras e espaçadores, barras de reforço em locais de concentração de tensões, barras de transferência, especificação do concreto, eventual acréscimo de aditivos, tipo de revestimento e acabamento do piso, prazo para liberação ao uso.
Targets tem experiência no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de pisos industriais, mais de 60.000m2. Desde pisos simples para cargas de 2 ton/m2 com acabamento liso-polido e sem tratamento superficial, a pisos de 6 ton/m2 com tratamento das juntas de dilatação e revestimento epóxi, para indústrias químicas e farmacêuticas.
Por razões históricas, algumas regiões da Grande São Paulo acabam abrigando "industriais verticais", como é o caso da região têxtil no Brás, na cidade de São Paulo. São prédios de 4 a 5 pavimentos, todos eles com uso industrial, quer seja para a fabricação ou estoque de matéria prima. Neste caso, todas as lajes são dimensionadas para cargas industriais, acima de 1 ton/m2.
O mesmo ocorre em alguns empreendimentos industriais na região Oeste da Grande São Paulo, que pela infraestrutura oferecida, o valor dos lotes é bem elevado, compensando verticalizar o prédio industrial.
Targets tem experiência em projetos e obras desta natureza, projetando lajes com estrutura de concreto armado ou estrutura mista (concreto + vigas metálicas), com sobrecarga admissível da ordem de 2 a 3 ton/m2.